sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Os nossos parentes Neandertais

    Estudos recentes feitos com base na sequenciação da totalidade do ADN de um neandertal, que viveu há 50 mil anos, demonstram que os humanos modernos e os neandertais se cruzaram e produziram descendência, provavelmente há 40 mil a 80 mil anos, pouco depois da chegada da nossa espécie à Europa, vinda de África. Os neandertais terão surgido na Europa e Ásia há uns 400 mil e extinguiram-se há 28 mil anos.
   Os cientistas têm vindo a apontar apara que entre 1% e 3% do genoma das pessoas actuais, não originárias de África, provenha dos neandertais. No entanto, num artigo publicado na revista norte americana Science, foi colocada a hipótese de esta contribuição genética ser mais na casa dos 20%.

Reconstituição de um Neandertal
    Face aos resultados obtidos os cientistas conseguiram analisar em que áreas o contributo genético terá sido maior, mas também que quando este cruzamentos entre homens modernos, não africanos, e neandertais estava a acontecer as duas espécies estavam no limite da sua compatibilidade biológica, já que evoluíam separadamente há quase 500 000 anos.
    Para mais informações segue este endereço: http://www.publico.pt/ciencia/noticia/temos-os-neandertais-na-pele-afirmam-cientistas-1621734

Sem comentários:

Enviar um comentário