segunda-feira, 19 de julho de 2021

Descoberta de sinais da presença humana em Matosinhos há 4 mil anos

Um povoado pré-histórico, datado da Idade do Bronze (cerca de dois mil anos antes de Cristo) e um cemitério romano foram descobertos no início de Julho, em Lavra, Matosinhos.

A abertura de uma vala para a colocação de um muro na Rua da Antela, resultou na descoberta de “vestígios arqueológicos de rituais funerários inéditos” no concelho e numa área próxima foram identificadas “várias sepulturas de época romana, estando presentes quer o ritual funerário de incineração, quer ainda o ritual de inumação do corpo, assim como vários objectos arqueológicos associados às sepulturas”.

“As deposições mais antigas, do século I-II d.C., são pequenos covachos onde foram realizadas deposições com restos de ossos incinerados. Sobre a caixa foram colocados potes em cerâmica e outros objectos. Para além de ser a primeira vez que se encontra em Matosinhos este tipo de ritual funerário, isto também faz recuar a ocupação romana desta zona para uma época mais antiga do que conhecíamos até agora”.

 

 https://www.publico.pt/2021/07/15/local/noticia/achado-arqueologico-prova-presenca-humana-matosinhos-ha-quatro-mil-anos-1970567

Sem comentários:

Enviar um comentário