terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Dia Internacional em Memória das vítimas do Holocausto I



A 27 de janeiro de 1945, um sábado, cerca das 9 horas, o primeiro soldado soviético de uma unidade de reconhecimento entrou na enfermaria dos prisioneiros de Monowitz (parte do complexo conhecido por Auschwitz). Os restantes soldados chegaram meia hora depois. No mesmo dia chegou um médico do exército e começou a organizar a assistência aos sobreviventes.

Nessa mesma tarde soldados do Exército Vermelho entraram no campo principal de Auschwitz e em Birkenau. Perto do campo principal encontraram resistência por parte de unidades alemãs que estavam a retirar. 231 soldados do Exército Vermelho morreram a combater pela libertação de Auschwitz, Birkenau e Monowitz. Dois deles morreram em frente dos portões do campo principal de Auschwitz. Um deles foi o tenente Gilmudin Baryjewicz Baszirow.

As primeiras tropas soviéticas chegaram a Birkenau e Auschwitz cerca das 15.00 horas e foram recebidos em alegria pelos prisioneiros libertados. Depois de removerem as minas da área envolvente, os soldados marcharam para dentro do campo e libertaram os prisioneiros ainda vivos. Encontraram 48 corpos, no campo principal e 600 em Birkenau, de prisioneiros assassinados ou que morreram nos últimos dias do campo.

Quando o Exército Vermelho chegou o campo tinha cerca de 7000 prisioneiros, exaustos e doentes.
 
Para mais informações e uma visita virtual podes consultar este endereço: http://auschwitz.org/en/

Sem comentários:

Enviar um comentário