segunda-feira, 27 de setembro de 2021

A criança do Lapedo

 

O achado do esqueleto conhecido como da Criança do Lapedo – pertencente a uma criança do Paleolítico Superior, com cerca de 29.000 anos –, atualmente em depósito no Museu Nacional de Arqueologia, ocorreu em 1998, na região de Leiria, num abrigo natural existente na margem esquerda do Vale do Lapedo, denominado Abrigo do Lagar Velho. Objeto de diversas intervenções arqueológicas, o Abrigo do Lagar Velho tem vindo a revelar uma importante sequência de ocupações humanas do Paleolítico Superior, encontrando-se, desde 2013, classificado como Monumento Nacional.

Aproveitando uma reentrância natural existente na parede de fundo deste Abrigo, um grupo de caçadores recolectores do Período Gravetense depositou aí o corpo de uma criança que terá falecido no decurso do seu quinto ano de vida. A deposição desta criança envolveu um ritual muito cuidadoso e complexo, incluindo a colocação de um gorro ornamentado com quatro caninos de veado (Cervus elaphus) e um colar com duas conchas de caracol do mar (Littorina obtusata).

Os estudos efetuados por equipas internacionais e multidisciplinares - liderada pelos investigadores, o arqueólogo João Zilhão e o antropólogo Erik Trinkaus - vieram demonstrar a importância deste esqueleto a nível mundial, pois, embora corresponda claramente a um indivíduo juvenil moderno (Homo sapiens sapiens) apresenta, igualmente, algumas características morfológicas arcaicas que se aproximam das observadas nos neandertais, algo que a sequenciação do genoma destes últimos acabaria por confirmar.

 Para saberes mais sobre esta importante descoberta vê: https://ensina.rtp.pt/artigo/o-menino-de-lapedo/  ou   http://www.museunacionalarqueologia.gov.pt/?p=8941

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário