quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Conversas com História II

          Durante esta semana os as turmas do quinto e do sétimo anos receberam, nas aulas de História e Geografia de Portugal (5.º ano) e de História (7.º ano), o arqueólogo da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Dr. José Flores.
 
Estas sessões tiveram como objetivo que os alunos percebessem, de uma forma mais direta, como funciona o trabalho de um arqueólogo e de que forma este permite obter as fontes históricas, através das quais se consegue chegar a informações sobre a vida dos nossos antepassados. 
Os alunos puderam, também, esclarecer as suas dúvidas sobre alguns dos temas que já foram tratados nas aulas, de maneira a que os possam perceber melhor. 
 Aqui ficam algumas das opiniões dos nossos alunos:

" Ontem (dia 20), o arqueólogo de Câmara veio ao Colégio e aprendi umas coisas bem interessantes. O que aprendi foi que a Póvoa tem uma antiga fábrica de preparados de peixe, os romanos usavam o preparado de peixe para esconder o sabor a podre que a carne tinha. Também vi que o sílex corta muito, com um simples corte rasgou quatro folhas do caderno. Foi espetacular!"
Filipe Casanova, 7.º B

"Ontem, dia 20 de outubro, o prestigiado arqueólogo da Cividade de Terroso, José Flores, foi visitar a minha escola. Ele falou um pouco sobre o seu trabalho, a arqueologia, o que era, os seus vários ramos e o que conseguimos extrair dela. Eu gostei muito da sua palestra e dos objetos antigos que ele trouxe (cacos de pratos de barro e cerâmica, uma pega de ânfora, algumas moedas e telhas romanas).
Filipe Esteves, 7.º B

"Eu gostei muito da sessão do Dr. Flores pois ficamos a saber como é o seu dia-a-dia (o que é que faz) e também como é que alguns povos viviam. Ficamos a saber coisas muito interessantes, pois, por exemplo: sabiam que quando havia romanos as crianças iam para a escola usavam um género de "mini quadro" que tinha uma caneta (estilete) que dava para escrever e para apagar?"
Laura Maia, 7.º B

"O Dr. José Flores deu-nos uma sessão sobre arqueologia para ficarmos a conhecer melhor esta área. Para além disso, aprendemos um pouco mais de História. O que mais me fascinou foi a quantidade de coisas que os nossos antepassados conseguiam levar dentro das Ânforas. Todavia, aquilo que me captou mais a atenção foi o preparado de peixe. As maneiras como eles (os romanos) preparavam e temperavam a comida era espetacular. Gostei muito da vinda do arqueólogo à escola."
Beatriz Feiteira, 7.º B

"No dia 19 de outubro o arqueólogo Dr. Flores, da Câmara Municipal da Póvoa falou-nos sobre muitas técnicas de arqueologia, como por exemplo, saber onde é possível que existam construções, por baixo de nós, e os variados materiais de construção. Falou-nos de pratos e jarras antigas, mostrou-nos sílex, cortou, a quem quis, um pouco de uma folha com sílex. A vinda do Dr. Flores foi muito engraçada e informativa. Obrigado!
Gonçalo, 5.º B

"No dia 19 de outubro de 2015 o Doutor Flores veio ao Colégio de Amorim falar com a turma do 5.º B sobre arqueologia. O Doutor Flores mostrou vários tipos de pedras como o sílex e explicou que o sílex pode ser perigoso pois corta com muita facilidade, até o comparamos com um X-ato (o que foi muito divertido porque o Doutor Flores fez nos um corte no caderno com o sílex). Nós aprendemos que existem vários tipos de arqueologia (sub-aquática, pré-histórica, medieval, moderna, industrial, ...) e cada um dos diferentes tipos tem as suas regras e características, mas todas estudam o ser humano. Podemos concluir que foi uma excelente palestra onde aprendemos muitas coisas novas e divertimo-nos muito. Obrigada Dr. Flores.
Leonor Maia, 5.º B

"Hoje não foi uma aula de História normal pois o arqueólogo da Câmara da Póvoa, o Dr. Flores, veio visitar a turma do 7.º C. Fizemos uma atividade interessante onde o arqueólogo nos deu várias réplicas de objetos do passado, como por exemplo, moedas antigas através das quais podemos obter várias informações tais como, quem era o imperador, a que ano pertence o objeto e até quão avançada era a população. Resumindo, o Dr. Flores explicou o que era a arqueologia e a sua importância."
Jorge Domingues, 7.º C

"Hoje, dia 19 de outubro de 2015, recebemos na aula de História, a visita do arqueólogo da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, o Dr. José Flores. Nesta visita foi-nos possível visualizar e manusear alguns vestígios históricos e aprender como se faz uma escavação arqueológica. Também ficamos a saber que alguns estudantes do Colégio de Amorim costumam acompanhar a sua equipa em algumas expedições. Gostei bastante desta visita, pois é sempre importante conhecer pessoas com profissões interessantes. Espero que volte a visitar-nos."
Manuel Costa, 7.º C
 

Sem comentários:

Publicar um comentário