domingo, 6 de maio de 2012

De maneira a comemorar o Dia Internacional dos Museus e Sítios Históricos, o Departamento de Ciências Sociais e Humanas/ Formação Pessoal, do Colégio de Amorim, resolveu criar um concurso de Fotografias, aberto a todos os alunos do Colégio. O regulamento do mesmo é o que se segue:


ENQUADRAMENTO
O concurso Os Museus e Sítios Históricos, organizado pelo Colégio de Amorim, está integrado na Comemoração do Dia Internacional dos Museus e Sítios Históricos a decorrer de 27 de fevereiro a 18 de maio de 2012, e está aberto à participação de todos os alunos que frequentam o Colégio do 5º ao 12º ano de escolaridade, distribuídos por três categorias.

1. OBJETIVOS

1.1. O concurso tem como objetivos sensibilizar os alunos, por forma a mobilizá-los para a preservação do Património Histórico local, nacional e internacional, assim como incentivá-los a desenvolver e a valorizar competências técnicas e de criatividade no âmbito da fotografia.

1.2 Todos os trabalhos a concurso serão expostos no Colégio na semana que antecede o Dia Internacional dos Museus e Sítios Históricos (18 de maio).

2. CONCORRENTES

2.1. Os alunos do Colégio de Amorim podem concorrer em três categorias:
1.ª categoria – 5.º e 6.º anos de escolaridade.
2.ª categoria- 7.º, 8.º, 9.º anos de escolaridade.
3.ª categoria- 10.º, 11.º, 12.º anos de escolaridade.

3. ACESSO AO REGULAMENTO

3.1 O regulamento do concurso pode ser consultado no blogue: clioamorim.blogspot.pt, até à data limite do concurso.

4. TRABALHOS A CONCURSO

4.1 Os trabalhos poderão ser a cores, a preto e branco ou a sépia.
4.2 É obrigatório o envio das fotografias para o seguinte e-mail: clio.apolo@gmail.com.
4.3 Fotografias compostas, sobreposições; imagens manipuladas digitalmente, assim como fotografias que não sejam originais ou com qualquer outro artifício são excluídas do concurso.
4.4 Cada concorrente poderá apresentar no máximo duas fotografias.
  
5. ENTREGA DOS TRABALHOS

Cada trabalho deverá ser enviado para o e-mail já referido no número 4.2, juntamente com os seguintes dados: nome completo, ano, turma e número. A data limite do concurso é 4 de maio de 2012.

6. JÚRI

6.1 O júri do presente concurso é constituído pela Dr.ª Célia Pinho, Dr.ª Isabel Ribeiro e professor Miguel Melo.

6.2 O júri apreciará os trabalhos com as seguintes competências:
a)Verificar a conformidade formal e substantiva dos trabalhos com o presente regulamento;
b)Selecionar os trabalhos apresentados a concurso;
c)Atribuir os prémios estabelecidos e selecionar as melhores fotografias.

6.3 Das decisões do júri não haverá recurso.

7. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

7.1 Entre o dia 4 de maio e 11 de maio irá decorrer uma votação, pública, no blogue clioamorim.blogspop.pt de todos os trabalhos enviados. Em cada escalão, as 10 fotografias que receberem mais votos serão avaliadas pelo Júri.

7.2 Às fotografias a avaliar, o júri irá atribuir uma pontuação (de 1 a 10 pontos).

7.3 As 3 melhores fotografias serão aquelas que conseguirem maior pontuação.

8. PRÉMIOS

8.1 O melhor trabalho, em cada escalão, receberá um prémio a definir.

8.2 Será feita uma exposição com as fotografias a concurso.

8.3 Todos os concorrentes receberão um diploma de participação.

9. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DO CONCURSO E ENTREGA DOS PRÉMIOS

9.1 A divulgação dos resultados do concurso será feita no blogue clioamorim.blogspot.pt, no dia 18 de maio e a entrega dos prémios será realizada na festa de final de ano.

10. DIREITO DE AUTORIZAÇÃO DA UTILIZAÇÃO POR TERCEIROS

10.1 As fotografias apresentadas a concurso não serão devolvidas.

10.2 A apresentação dos trabalhos pressupõe a plena aceitação do presente regulamento.

11. DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1 A falta de qualquer elemento, ou o não cumprimento de qualquer dos itens do presente regulamento, implica a exclusão do concorrente.

11.2 A participação dos concorrentes no concurso presume a aceitação expressa das disposições contidas neste regulamento.

11.3 Os casos omissos no presente regulamento serão decididos pelo júri.