ENQUADRAMENTO
O concurso Os
Museus e Sítios Históricos, organizado pelo Colégio de Amorim, está
integrado na Comemoração do Dia Internacional dos Museus e Sítios Históricos a
decorrer de 27 de fevereiro a 18 de maio de 2012, e está aberto à participação de
todos os alunos que frequentam o Colégio do 5º ao 12º ano de escolaridade, distribuídos
por três categorias.
1. OBJETIVOS
1.1.
O concurso tem como objetivos sensibilizar os alunos, por forma a mobilizá-los para
a preservação do Património Histórico local, nacional e internacional, assim
como incentivá-los a desenvolver e a valorizar competências técnicas e de
criatividade no âmbito da fotografia.
1.2
Todos os trabalhos a concurso serão expostos no Colégio na semana que antecede o
Dia Internacional dos Museus e Sítios Históricos (18 de maio).
2. CONCORRENTES
2.1.
Os alunos do Colégio de Amorim podem concorrer em três categorias:
1.ª categoria – 5.º e 6.º anos de
escolaridade.
2.ª categoria- 7.º, 8.º, 9.º anos de escolaridade.
3.ª categoria- 10.º, 11.º, 12.º anos de
escolaridade.
3. ACESSO AO REGULAMENTO
3.1
O regulamento do concurso pode ser consultado no blogue: clioamorim.blogspot.pt, até à data limite do concurso.
4. TRABALHOS A CONCURSO
4.1 Os trabalhos poderão ser a cores, a preto e
branco ou a sépia.
4.2 É obrigatório o envio das fotografias para o
seguinte e-mail: clio.apolo@gmail.com.
4.3 Fotografias compostas, sobreposições; imagens
manipuladas digitalmente, assim como fotografias que não sejam originais ou com
qualquer outro artifício são excluídas do concurso.
4.4 Cada concorrente poderá apresentar no máximo duas
fotografias.
5. ENTREGA DOS TRABALHOS
Cada
trabalho deverá ser enviado para o e-mail já referido no número 4.2, juntamente
com os seguintes dados: nome completo, ano, turma e número. A data limite do
concurso é 4 de maio de 2012.
6. JÚRI
6.1 O júri do presente concurso é constituído
pela Dr.ª Célia Pinho, Dr.ª Isabel Ribeiro e professor Miguel Melo.
6.2 O júri apreciará os trabalhos com as
seguintes competências:
a)Verificar
a conformidade formal e substantiva dos trabalhos com o presente regulamento;
b)Selecionar
os trabalhos apresentados a concurso;
c)Atribuir
os prémios estabelecidos e selecionar as melhores fotografias.
6.3 Das decisões do júri não haverá recurso.
7. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
7.1
Entre o dia 4 de maio e 11 de maio irá decorrer uma votação, pública, no blogue clioamorim.blogspop.pt de todos os trabalhos
enviados. Em cada escalão, as 10 fotografias que receberem mais votos serão avaliadas pelo Júri.
7.2
Às fotografias a avaliar, o júri irá atribuir uma pontuação (de 1 a 10 pontos).
7.3
As 3 melhores fotografias serão aquelas que conseguirem maior pontuação.
8. PRÉMIOS
8.1 O melhor trabalho, em cada escalão, receberá
um prémio a definir.
8.2 Será feita uma exposição com as fotografias
a concurso.
8.3 Todos os concorrentes receberão um diploma de
participação.
9. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DO CONCURSO E ENTREGA DOS PRÉMIOS
9.1
A divulgação dos resultados do concurso será feita no blogue clioamorim.blogspot.pt, no dia 18 de maio
e a entrega dos prémios será realizada na festa de final de ano.
10. DIREITO DE AUTORIZAÇÃO DA UTILIZAÇÃO POR TERCEIROS
10.1 As fotografias apresentadas a concurso não
serão devolvidas.
10.2 A apresentação dos trabalhos pressupõe a
plena aceitação do presente regulamento.
11. DISPOSIÇÕES FINAIS
11.1 A falta de qualquer elemento, ou o não
cumprimento de qualquer dos itens do presente regulamento, implica a exclusão
do concorrente.
11.2 A participação dos concorrentes no concurso
presume a aceitação expressa das disposições contidas neste regulamento.
11.3 Os casos omissos no presente regulamento
serão decididos pelo júri.